Lançar Diálogos: Crítica de Artes do Espetáculo e Esfera Pública (2)

13413061_10207884983537103_3016995984935853758_n

A sessão da tarde teve como tema “A crítica de teatro e o seu papel na cidade”, debatido por Ana Bigotte Vieira, Andrea Porcheddu, Diana Damian-Martin, Ivan Medenica, Rui Pina Coelho e este que vos escreve [foto da Mónica Guerreiro]. Entre outras (muitas) ideias, ficam aqui três: a proposta de Diana para imaginar maneiras diferentes de escrever crítica; a ideia de Andrea de que o papel atual dos críticos talvez seja ligar as várias iniciativas, de pequena escala, que aparecem isoladamente; e os exemplos de Ivan, primeiro o de um programa eslovaco que garante que todos espectáculos têm pelo menos uma crítica feita, depois o de um projecto da Sérvia, a Caravana de Crítica, que leva os críticos às estreias em outras cidades que não Belgrado e Novi Sad, pólos tradicionais da actividade cultural. Nada mau para uma tarde de feriado nacional.

Seguiu-se o lançamento do Curso Experimental em Estudos de Performance Tomar Posição: o Político e o Lugar, a decorrer em Lisboa, de setembro a dezembro, promovido pelo baldio. Mais informações em https://baldiohabitado.wordpress.com/ceep/.

baldio_cartaz_pequeno

Amanhã, Sábado, às 10h, ainda no Rivoli é a vez de Declínio, demissão, deliberação: a questão da crítica na esfera pública, aula magistral com Diana Damian-Martin (Royal Central School of Speech and Drama / Exeunt Maganize). Às 15h, no TNSJ, será a Conferência Plenária, com Luiz Fernando Ramos (ECA-USP). O lançamento do n. 1, série II, da revista Sinais de Cena, foi cancelado. Às 18h, na livraria Lello, é o lançamento de O tempo das cerejas: manual de sobrevivência de um cenógrafo (vol. II), de José Manuel Castanheira.

 

Anúncios

Os comentários estão fechados.

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: